BUGGY WAY

R$49.500,00

DETALHES DO VEÍCULO

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Buggy totalmente restaurado, mecânica original, segundo dono. O vídeo que você poderá assistir explica como é o carro.

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INFORMAÇÕES

Marca: Way
Ano: 1988/1988
Cor: Vermelho
Interna: N/D
Km: N/D
Valor: R$ 49.500,00

ESPECIFICAÇÕES

Aceleração: N/D
Ar cond.: N/D
Bancos: N/D
Câmbio: N/D
Combustível: N/D
Dimensões: N/D
Faróis: N/D
Freios: N/D
Motor: N/D
Ocupantes: N/D
Origem: N/D
Portamalas: N/D
Portas: N/D
Potência: N/D
Rodas: N/D
Som: N/D
Teto Solar: N/D
Tração: N/D

UM POUCO DA HISTÓRIA

Única empresa fabricante de buggies da Região Sul com produção ininterrupta ao longo das últimas três décadas, a Way foi fundada em 1984, em Curitiba (PR), por José Maria Cachelero Jr., com a razão social D’José Indústria de Artefatos de Fibra de Vidro Ltda.. Suas atividades, porém, vinham do ano anterior, quando o primeiro buggy foi desenhado e foram fabricados os moldes respectivos, a partir deles passando a nova empresa a fornecer kits para montagem pelo comprador.

Ao firmar acordo de comercialização com uma grande rede de lojas de pneus e acessórios a demanda deslanchou, já em 1988 obrigando à expansão das instalações fabris. Ao mesmo tempo, optando pela diversificação, a empresa iniciou a produção de caiaques, capotas rígidas para picapes e, alguns anos depois, lanchas, guaritas, quiosques e mobiliário urbano de plástico reforçado. No início da década de 90 a Way já se transferira para novas e amplas instalações em São José dos Pinhais (PR).

Embora dois ou três modelos diferentes de buggies tivessem sido comercializados nos anos iniciais, antes do final da década o carro teve o estilo consolidado, permanecendo praticamente inalterado até o século seguinte – continuidade rara no setor. Desde os primeiros exemplares, portanto, os buggies Way já apresentavam algumas características que por muitos anos acompanhariam a produção da marca: os faróis retangulares, o formato das saias laterais e dos para-lamas dianteiros (sempre trazendo lanternas retangulares), o ressalto acentuado bem no centro da traseira, onde foi posicionada a tampa de visita do motor, a tampa do porta-malas em relevo, sobreposta à carroceria, e o quadro do para-brisa moldado em plástico. Os primeiros modelos diferiam principalmente nas linhas da dianteira, que tinha a superfície frontal inclinada, dando maior destaque aos faróis. Posteriormente a inclinação foi reduzida e a frente recebeu um longo baixo-relevo em “V”, avançando até o para-brisa, detalhe eliminado na terceira geração do modelo.

A partir de 1988 ou 89, com o estilo já definido, pouca coisa foi alterada nos carros. De mais notável, apenas um ressalto na parte inferior da dianteira, com a função de para-choque, e, por razões industriais, a subdivisão da carroceria em duas partes (dianteira e casco inferior), evidenciada pela emenda entre os para-lamas e o porta-malas, superfícies e volumes anteriormente contínuos. Havia versões com santantônio tubular ou em plástico reforçado. Com o tempo, a Way também passou a montar as carrocerias (sempre sobre plataformas Volkswagen com motor boxer) e fornecer carros completos. Nos últimos anos do século, embora com o estilo preservado em linhas gerais, duas mudanças de peso foram introduzidas no buggy: na dianteira o capô foi ampliado, avançando para a frente e laterais, até a altura dos para-lamas; e na traseira, uma saia encobrindo o motor e chegando até as rodas.

 

VÍDEO