RENAULT GORDINI

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DETALHES DO VEÍCULO

VENDIDO PARA SÃO PAULO

Placa Preta

Veículo com 97% de originalidade. Mecânica original Gordini, 100% revisada. Pneus e estepe de época, macaco original. Calotas, volante, motor e câmbio, suspensão todos originais.

INFORMAÇÕES

Marca: Renault
Ano: 1963/1963
Cor: Vermelho
Interna: Couro Bege
Km: N/D
Valor: R$ 0,00

ESPECIFICAÇÕES

Aceleração: N/D
Ar cond.: N/D
Bancos: Individuais
Câmbio: Manual
Combustível: Gasolina
Dimensões: N/D
Faróis: Lampadas Halógenas
Freios: N/D
Motor: N/D
Ocupantes: 5
Origem: N/D
Portamalas: N/D
Portas: 4
Potência: N/D
Rodas: N/D
Som: N/D
Teto Solar: Não
Tração: N/D

UM POUCO DA HISTÓRIA

Era o sucessor do Dauphine, com uma mecânica mais refinada. Tinha os mesmos 845 cc[1] de capacidade cúbica, mas desenvolvia 40 cv e possuía um câmbio de quatro marchas que lhe dava um desempenho bem superior ao modelo original, com apenas 31 cavalos e câmbio de três marchas. O aumento de potência no motor Ventoux cht foi obra de Amédée Gordini, piloto e respeitado construtor de motores e carros de competição nos anos de 1950 e 1960.

O Gordini tem menos de 4 metros de comprimento e 1,44 metro de altura. Mesmo com quatro portas, a impressão é de que quatro adultos não cabem lá dentro. A carroceria é monobloco e a suspensão, independente nas quatro rodas.

O motor, traseiro, é pequeno e sobra muito espaço sob o capô. Pequeno mas eficaz, sua performance foi elogiada pela imprensa especializada já nas primeiras provas. A revista Quatro Rodas, no teste de lançamento, fez com o Gordini de 0 a 100 km/h em 28,7 segundos e chegou aos 125 km/h de máxima. No trânsito da cidade, seu consumo foi de 8,3 km/l. Estava fadado ao sucesso, afirmava a revista.

Mas a boa crítica não o livrou de um incômodo apelido tascado pelo povo, emprestado de uma campanha publicitária de leite em pó: "Leite Glória...", rapidamente seguido de um "desmancha sem bater." Credita-se essa maledicência a uma crônica dificuldade de relacionamento da suspensão com nossas ruas e sua tendência de transformar a água do radiador em vapor.

Participou de um teste de resistência em outubro de 1964 para melhorar a fama do modelo no Brasil.