GM OPALA ESPECIAL

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DETALHES DO VEÍCULO

COLLECTORS – Todos os veículos anunciados pela Clássicos Premium são veículos excepcionais, entretanto os veículos da linha Collectors se destacam nos itens: Pintura original ou possuindo pequenos retoques, baixa quilometragem, índice altíssimo de originalidade, entre outros. Também incluímos em Collectors veículos que devido a sua impecável restauração merecem prêmios em qualquer exposição de veículos. Para maiores informações sobre o preço do veículos e outras considerações favor entrar em contato com nossa equipe.

VENDIDO PARA PARANÁ

A revista Quatro rodas de outubro/1974 efetuou o teste de um Opala Especial Branco Coupe exatamente como este. Diz a reportagem: “Este é o sétimo teste de 30.000Km que Quatro Rodas fez com um carro nacional. Desta vez, o carro testado foi o Opala de 2.500cc (quatro cilindros), câmbio de três velocidades e alavanca na coluna de direção. Ele chegou ao final dessa longa prova em boas condições, principalmente considerando-se que enfrentou estradas difíceis e foi submetido às mais diferentes condições de clima, ao percorrer desde o Brasil central ao Nordeste e o sul”. Para você ter uma ideia do preço do carro, a própria revista Quatro Rodas comenta que o preço pago foi Cr$ 30.690,00.
A definição de raro no meio do antigomobilismo é um tanto pessoal. Depende da cultura e da história automotiva de cada pessoa. Ser raro pode ser um veículo com maior parte da pintura original? Interior imaculado? Motor e cofre do motor originais? Fundo do carro intocado? Ser raro é muito mais do que esses predicados, é a contribuição direta para nossa história, a história dos brasileiros. E este é o legado que será deixado para as novas gerações. E nesse aspecto este maravilhoso Opala Especial é a exata síntese da palavra raro. O que é mais raro e maravilhoso do que relembrarmos um tempo que já passou através dos ícones de sua época? Uma melodia, um poema ou mesmo o dirigir despretensioso assentado na poltrona do seu carro predileto. Tolstoi escreveu: “As grandes obras de arte somente são grandes por se tornarem acessíveis e compreendidas por todos”.

ATENÇÃO: Anunciamos nossos veículos somente via Mercado Livre e mídias sociais. Caso encontre este anúncio em outra plataforma, ou com o valor do veículo divergente, trata-se de golpe.

INFORMAÇÕES

Marca: GM/Chevrolet
Ano: 1974/74
Cor: Branco Everest
Interna: Couro preto
Km: 80400
Valor: R$ 0,00

ESPECIFICAÇÕES

Aceleração: 0-100 Km/h em 18,5s
Ar cond.: Não
Bancos: Inteiros
Câmbio: Manual
Combustível: Gasolina
Dimensões: 457x175x136 cm
Faróis: Lampadas Halógenas
Freios: Disco/Tambor
Motor: 2500 4 Cilindros
Ocupantes: N/D
Origem: Brasil
Portamalas: 430 lts
Portas: 2
Potência: 90 cv
Rodas: N/D
Som: Original
Teto Solar: Não
Tração: Traseira

UM POUCO DA HISTÓRIA

O Chevrolet Opala foi um modelo de automóvel fabricado pela General Motors do Brasil. Foi o primeiro automóvel de passeio fabricado pela montadora no país, tendo sido produzido de 1968 a 1992. O Opala foi apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de 1968. A carroceria do modelo da General Motors foi inspirada no alemão Opel Rekord, mas com estilo e potência parecidas com a do modelo americano Impala, também fabricado pela marca. Em um curto período de vendas, houve grande aceitação pelo público, tornando-se um modelo consagrado.

Fabricado até 1992, o Opala teve diversos usos, estando na garagem da população comum, além de se tornar viatura de polícia, e/ou ambulância na versão station wagon Caravan. Após mais de vinte anos do fim de sua fabricação, o modelo ainda é utilizado como carro diário, também atingindo status de veículo de coleção.

Seu projeto, chamado de 676, demorou cerca de dois anos para a conclusão, sendo apresentado na abertura do VI Salão do Automóvel de São Paulo, num sábado, dia 23 de novembro de 1968, já como linha 1969. A composição do Opala, combinava a carroceria alemã do Opel Rekord C / Opel Commodore A, fabricado de 1966 a 1971 com a mecânica do norte-americano Chevrolet Impala, fazendo que existisse duas unidades de medida distintas (em função dos países de origem), tanto no conjunto motriz, como na carroceria.

Fora fabricado ao longo de 23 anos e cinco meses na cidade paulista São Caetano do Sul, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, passando por atualizações estéticas e mecânicas, sendo mantido o projeto original, até ao dia 16 de abril de 1992, uma quinta-feira. Durante o período em que esteve em produção, foram oferecidas paralelamente duas opções de motores ao Opala, 4 ou 6 cilindros, tanto para as versões básicas, luxuosas ou esportivas. Durante todo o seu período de fabricação, foi considerado um veículo robusto e confortável, com um bom espaço aos ocupantes.

Do início ao fim de sua produção, não sofreria grandes mudanças no projeto original, mantendo a mesma linha de cintura (desenho lateral) e motorização com o passar dos anos, sendo eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1972, e a station wagon Caravan, de 1976. Ao final de sua produção, acumularia um número próximo a um milhão de unidades, sendo sucedido pelo Omega, um também projeto Opel.

Em sua campanha publicitária de lançamento, nos comerciais televisivos personalidades de época como o jogador de futebol Rivelino e a atriz Tônia Carrero, testavam o veículo anunciando as qualidades que o mesmo oferecia, enquanto que a propaganda impressa daria destaque na robustez e performance que o Opala fornecia.

Com o lançamento da linha Opala, foram disponibilizadas duas versões, a Standard (a partir de 1971 seria denominada Especial) e a Luxo. A Especial era a versão mais em conta, com acabamento mais simples, vindo de fábrica com o motor de quatro cilindros 2500 (sendo oferecido como opcional o motor seis cilindros 3800) e freios a tambor. Em 1980, a versão básica seria representada apenas como Opala, permanecendo até 1985, quando seria rebatizada Opala L. Com o lançamento da linha 1988, a linha Opala receberia as mesmas terminologias da linha Monza, e os modelos básicos novamente rebatizados, passando a serem denominados Opala SL/Caravan SL. Os modelos L, passariam a ser versões restritas ao uso governamental.

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