MP LAFER
DETALHES DO VEÍCULO
VENDIDO PARA SÃO PAULO
De acordo com Jean Tosetto em seu livro - MP Lafer A Recriação de um Ícone, na página 67 ele explica que todo o MP é único. Diz o autor: “A carroceria do MP era composta de um corpo único em toda a sua extensão, não havendo divisões entre a parte dianteira e traseira, como ocorria no MG TD. O conjunto era completado pelas portas dos passageiros e tampas de bagageiro e motor. Não havia possibilidade de intercambiar essas peças na montagem do carro, pois todas elas eram ajustadas individualmente em cada exemplar do veículo. Ou seja, quando se começava a trabalhar num carro, ele não cederia mais uma de suas portas ou tampas para outra unidade”. O MP das fotos possui a cor Vermelho Mixing 51. Também encontram-se instaladas as rodas raiadas originais (ibdem página 88). Observe a perfeição do desenho das rodas originais bem como do perfeito estado de conservação de cada uma delas. O painel de madeira emoldura o belíssimo quadro de instrumentos. O carro ainda possui a capota original. Como todo MP Lafer, apaixonante ser dirigido. Ele também possui som instalado. Um excelente exemplar pintado em uma cor icônica para engrandecer a sua coleção.
INFORMAÇÕES
ESPECIFICAÇÕES
UM POUCO DA HISTÓRIA
MP Lafer foi um automóvel da Lafer, lançado em 1974. Os modelos foram criação de Percival Lafer, dono de uma fábrica de móveis, o MP Lafer era uma réplica bastante fiel do clássico inglês MG TD, mas com mecânica da Fusca, que possuía um motor Boxer de quatro cilindros traseiro refrigerado a ar. Nos primeiros exemplares, produzidos em 1974, foi utilizado o motor VW 1500 cc, substituído pelo VW 1600 cc cerca de seis meses depois. Em 1976 já contabilizava 600 unidades vendidas.
No ano de 1980 chegou a vender 600 unidades. No final de 1983 o modelo TI, lançado cinco anos antes, passaria por mais uma atualização de estilo afastando-o de vez do seu grande inspirador britânico. E também do mercado externo, que continuava preferindo o design original. Em 1986, buscando recuperar a atratividade dos seus carros tornando-os verdadeiramente esportivos, a Lafer preparou um protótipo com motor dianteiro baseado nos antigos MG. Apresentado no XIV Salão com o nome MP-TX.
Em 1990, a produção foi interrompida. Em quase 17 anos, foram construídos cerca de 4.300 automóveis, mais de mil deles exportados para mais de três dezenas de países. Os moldes das carrocerias de fibra de vidro do MP foram enterrados no terreno da fábrica, em São Bernardo do Campo, onde jazem até hoje, sob as fundações de um grande supermercado.