VW VARIANT 1600
DETALHES DO VEÍCULO
VENDIDO PARA SÃO PAULO
Volkswagen Variant, ano 1973, 2º dono, impecável, cor amarelo manga, lindíssima. Com manual. Nunca restaurado, sendo que o veículo recebeu uma repintura total há uns dois ou três anos. Atualmente, a pintura e os cromados encontram-se em excelente estado. Estofamento original em ótimo estado. Rodas e pneus em ótimo estado. Escapamento e a saia traseira ainda são originais. Mecanica revisada. Pronta para rodar. Quilometragem original. Manuais de época. Documentação em dia, com placa preta.
INFORMAÇÕES
ESPECIFICAÇÕES
UM POUCO DA HISTÓRIA
A linha Volkswagen 1600 foi, juntamente com o Fusca e a Kombi, a base da presença da Volkswagen no mercado brasileiro até a chegada do Passat, em 1974. Todos eram equipados com motores traseiros refrigerados a ar e mesma plataforma mecânica do Fusca. Possuía uma fácil adaptação para sistemas de sobrealimentação, seja com turbocompressores ou superchargers (compressores).
Os modelos acumularam boas vendas no decorrer da década de 70, e a Variant inclusive superava no mercado interno a Ford Belina, muito mais avançada tecnologicamente (em grande parte devido as péssimas condições das estradas brasileiras).
Entretanto, apesar do sucesso no mercado brasileiro e da ausência de competidores (a Volks dominava cerca de 70% do mercado brasileiro), a idade do projeto começava a pesar (o similar europeu era de 1961), e a Volks, que já experimentava dificuldades no exterior com a linha "a ar", decidiu introduzir também aqui a linha Passat, já em 1974, ocupando o mesmo nicho de mercado do TL. Esta concorrência interna, somado ao lançamento do VW Brasília, decretou o fim da linha TL em 1975, podendo-se encontrar algumas unidades residuais do ano de 1976.